27.6.08




AÇÃO CONTRA O G8 PORTO ALEGRE!! 07/08 Julho

CHAMADO: AÇÃO CONTRA O G8! Japão 2008

Em julho de 2008, líderes dos 8 países mais poderosos do mundo, aqueles que monopolizam dois terços da riqueza do planeta, vão se reunir no Lago Toya em Hokkaido, Japão. Apesar de o chamado Grupo dos Oito não ter nenhum direito legitimado para decidir as questões do mundo, ele tem se comportado, informalmente, como um governo global.

O G8 tem nos trazido a globalização neo-liberal ao mesmo tempo em que espalha pobreza, violência, ódio, segregação, e destruição do meio-ambiente. Criado em um momento critico para o capitalismo global, durante a década de 1970, o G8 tem o objetivo de formar um consenso entre as nações-estados imperialistas. E esse "consenso" podemos entender como a politica pública da comercialização, da privatização e da militarização.

No passado o G8 já expressou preocupações com os direitos humanos e a miséria. A Chanceller da Alemanha Angela Merkel lembrou da necessidade de se construir uma globalização mais humana. Mas quem viola os direitos humanos com o pretexto de lutar contra o terrorismo? Quem está destruíndo a educação pública ao redor do mundo? Quem privatiza quase todos os recursos que ainda restam à humanidade - terra, água e comida - e causa o aumento na miséria global? Quem produz e exporta mais de 90% do armamento do mundo? Na edição de 2007 em Heiligendamm, Alemanha, um dos principais temas foi a miséria na África, mas o que foi proposto para combater isso foi, absurdamente, romper com as politicas de controle dos investimentos na África. A partir desse comportamento se reafirma que, para o G8, até mesmo os direitos humanos e a miséria são uma oportunidade para a exploração capitalista.

Na edição de 2008, o principal tema serão os problemas ambientais: mais uma vez uma ironia! São justamente os países que formam o G8 quem mais pilham os recursos naturais do mundo e despejam mais de 40% do dióxido de carbono, causando as tão alarmadas mudanças climáticas. Yasuo Fukuda, o primeiro ministro do Japão, anfitrião da reunião de 2008, rejeitou o último protocolo de Kyoto, e logo em seguida, hipocritamente, propôs que essa reunião seria a "edição pelo meio-ambiente". O que esse programa realmente pretende é, entre outras coisas, exportação de programas de energia nuclear para países em desenvolvimento, ou seja, nada que vá contra os interesses capitalistas, fortalecendo os laços de dependência do sul para com o norte e aumentando ainda mais o abismo entre os hemisférios.

Não mais estamos calados. Nem temos a intenção de fazer uma petição por um G8 "melhor", mais humano. Pela Ação Direta, nós exigimos o encerramento da reunião de 2008 no lago Toya e a decomposição do G8.

Nós convidamos vocês, todas as pessoas que lutam em diferentes regiões do mundo, para se juntar à nós em Julho. Vamos organizar juntos a maior rede global que pudermos e criar um movimento diverso, rico, e forte. Assim o G8 saberá que um mundo totalmente diferente, um mundo baseado nos principios da autonomia e do apoio mutuo, é possivel! E ouvirá nosso grito em repúdio a esse mundo que vem sendo construído de acordo com os principios capitalistas!

NO! G8 Japão


AÇÃO LOCAL POR JUSTIÇA GLOBAL!
GLOBALIZEMOS NOSSOS SONHOS E NOSSA REVOLTA!
ESTAMOS EM TODOS OS LUGARES!



EM PORTO ALEGRE JUNTE-SE A NÓS:



........................................................................................................................... 7deJULHO///SEGUNDA-FEIRA///18H+++BICICLETADA CONTRA O G8! +++CONCENTRAÇÃO: LARGO ZUMBI DOS PALMARES traga sua bicicleta, ou qualquer outro veiculo não motorizado, faixas, apitos... vamos lembrar que o trânsito somos todxs nós! ............................................................................................................................ ......................................................................................................................... 8deJULHO///TERÇA-FEIRA///12H+++ MANI//FESTA..AÇÃO TODXS CONTRA O G8! +++CONCETRAÇÃO:LARGO GLÊNIO PEREZ faixas, apitos, tambores, conscientização, protesto e diversão contra o capitalismo! .................................................................................................................





Nenhum comentário: